Tópico Encerrado 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Avaria disco externo USB
15-07-2012, 16:40 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 15-07-2012 16:40 por mordjinn.)
Mensagem: #1
Avaria disco externo USB
Boas pessoal,

Estou aqui com um problema, no mínimo estranho.

Tenho um LaCie Cinema Classic com um disco Seagate 1.5TB.
Quando o ligo no meu portátil com Win7, ao fim de um tempo as pastas aparecem vazias ou alguns ficheiros não são listados. No Windows Explorer o disco continua a estar disponível e a reportar o espaço em disco.
Já tentei correr o chkdsk /f e após alguns tentativas lá terminou, mas às vezes diz que o disco é do tipo RAW.
A luz de indicação de acesso ao disco algumas vezes também apaga (quando está ligado, a luz fica acesa).
Também não consigo desligar o disco normalmente, pois o Windows diz sempre que há um processo a utilizá-lo (tenho ideia que é um sintoma desde que o comprei).

Estes problemas todos seriam sinónimo que o disco está kaput, certo?

Pois, mas parece que não é o caso...pelo menos no Ubuntu. É que tenho outro portátil com o Ubuntu instalado e se ligo o mesmo disco a esse pc, é como nada fosse, os ficheiros aparecem todos, não há erros, tudo normal!!!

Isto é acontece ao mesmo disco, não detetei nenhum vírus no Win7. Tenho mais dois discos externos e estão a funcionar normalmente. Todos os discos externos estão em NTFS.

Já tive muitas avarias de discos, mas deste tipo nunca vi.

Alguém pode sugerir uma solução para que o disco volte a trabalhar no Win7?

obrigado!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
15-07-2012, 18:23
Mensagem: #2
RE: Avaria disco externo USB
Isso já me aconteceu, a unica coisa que fiz foi ir ao linux e antes de reiniciar o pc desmontei o disco no ubuntu, depois retirei o cabo usb e quando o windows iniciou meti o disco e ja dava Tongue
Procurar todas as mensagens deste utilizador
15-07-2012, 19:12
Mensagem: #3
RE: Avaria disco externo USB
(15-07-2012 18:23)kilho Escreveu:  Isso já me aconteceu, a unica coisa que fiz foi ir ao linux e antes de reiniciar o pc desmontei o disco no ubuntu, depois retirei o cabo usb e quando o windows iniciou meti o disco e ja dava Tongue

Pois fiz isso várias vezes mas sem efeito.

Esqueci-me de referir algo mais: Da vez que consegui correr o chcdsk /f relatou um erro relacionado com o MFT Mirror
Procurar todas as mensagens deste utilizador
15-07-2012, 21:10
Mensagem: #4
RE: Avaria disco externo USB
O primeiro registo da tabela descreve-se em MFT próprio e o segundo registo é um registo de "mirror" MFT, Master File Table. Se o primeiro registo da MFT estiver danificado, o disco funciona mal.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
16-07-2012, 21:57
Mensagem: #5
RE: Avaria disco externo USB
(15-07-2012 21:10)Macavi Escreveu:  O primeiro registo da tabela descreve-se em MFT próprio e o segundo registo é um registo de "mirror" MFT, Master File Table. Se o primeiro registo da MFT estiver danificado, o disco funciona mal.

Pois é o que se passa no Win7, mas no ubuntu funciona sem problemas. Estou a correr o testdisk em Ubuntu a ver se apanha algum problema (já que no Win7 o testdisk dá erro porque não encontra os setores)
Procurar todas as mensagens deste utilizador
16-07-2012, 22:49
Mensagem: #6
RE: Avaria disco externo USB
Faz um backup dos dados, formata e testa o disco.
O disco até pode estar para falhar,
Procurar todas as mensagens deste utilizador
17-07-2012, 00:07
Mensagem: #7
RE: Avaria disco externo USB
(16-07-2012 22:49)larbac Escreveu:  Faz um backup dos dados, formata e testa o disco.
O disco até pode estar para falhar,

Pois estou já a pensar que tenho mesmo de comprar outro disco. Com testdisk em ubuntu reparei o MFT mas nada feito. Tudo na mesma.

Mas não me calhava nada ter de comprar outro disco.

O que acho estranho é que se realmente é um problema do MFT porque é que o disco trabalha bem em Linux?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
17-07-2012, 00:51
Mensagem: #8
RE: Avaria disco externo USB
(17-07-2012 00:07)mordjinn Escreveu:  
(16-07-2012 22:49)larbac Escreveu:  Faz um backup dos dados, formata e testa o disco.
O disco até pode estar para falhar,

Pois estou já a pensar que tenho mesmo de comprar outro disco. Com testdisk em ubuntu reparei o MFT mas nada feito. Tudo na mesma.

Mas não me calhava nada ter de comprar outro disco.

O que acho estranho é que se realmente é um problema do MFT porque é que o disco trabalha bem em Linux?

como o problema e do MFT normalmente o formatar ajuda... tive um disco de 1Tb trekstore com os mesmo sintomas, dava erros no windows trabalhava bem no linux... formatei ate hoje sem problemas
Procurar todas as mensagens deste utilizador
17-07-2012, 15:43
Mensagem: #9
RE: Avaria disco externo USB
(17-07-2012 00:51)str3pto Escreveu:  como o problema e do MFT normalmente o formatar ajuda... tive um disco de 1Tb trekstore com os mesmo sintomas, dava erros no windows trabalhava bem no linux... formatei ate hoje sem problemas

Pois deve ser o que tenho de fazer, mas não me apetecia nada ter de comprar outro disco...enfim...
Obr
Procurar todas as mensagens deste utilizador
18-08-2012, 19:47
Mensagem: #10
RE: Avaria disco externo USB
Para futura referência aqui vai um update.

Lá comprei outro disco, passei dias a copiar os dados do disco com problemas para o novo a partir de uma máquina virtual com Ubuntu.

Quando ia preparar-me para formatar o disco com problemas no Windows, os dados já estavam acessíveis. Não faço ideia como mas já funciona no Ubuntu e no Windows.

Enfim, é mais uma daquelas ocasiões que mais vale não perguntar o que foi....

Obr pelas respostas!

abc,
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Tópico Encerrado 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)