Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Warner, Sony BMG, EMI, Universal - Processados por Pirataria
10-12-2009, 02:14 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 10-12-2009 02:26 por LuisC.)
Mensagem: #10
RE: Warner, Sony BMG, EMI, Universal - Processados por Pirataria
Notem que o meu último comentário não tem intenção de ser uma apologia da pirataria. Defendo o respeito pelo trabalho intelectual, mas que não seja feito à custa de monstruosos lucros de editoras sem escrúpulos. Há inclusivamente a possibilidade de, mantendo direitos sobre o nosso trabalho artístico, colocarmo-lo à disposição da comunidade em geral, sob uma licença que permita a distribuição gratuita de conteúdos. Falo das licenças Creative Commons, que como se sabe, podem perfeitamente ser usadas legalmente em Portugal.

Vejam o site do Jamendo: milhares de artistas independentes que lançaram álbuns via Internet, que podem ser gratuita e legalmente descarregados... Nalguns casos, até autorizam a modificação do trabalho ou a criação de obras derivadas (por exemplo, um DJ fazer um "remix" de uma música).

Mas eu estava a pensar noutras questões... em plena Web 2.0 com YouTube, MySpace, entre outros locais, qualquer pessoa pode divulgar a sua música para todo o mundo, e, quem sabe, conquistar o público cibernauta (e não só)! Só para referir dois casos conhecidos de portugueses: Mia Rose e Ana Free. Mas, claro, há muitos outros, nacionais e estrangeiros, com maior ou menor sucesso. O que prova que o próprio conceito de divulgar música (e arte em geral), num mundo globalizado onde a Internet se torna o meio por excelência de comunicação, tem de ser adaptado à nova realidade. As editoras por vezes, com a sua crónica hipocrisia, tendem a esquecer-se desta nova realidade, insistindo num modelo de negócio ultrapassado. Para mim, o verdadeiro investimento em artistas deve estar em concertos, em publicidade, em merchandising... não em CDs a 20 € e MP3/WMA com DRM, ou downloads ilimitados no telemóvel... que expiram ao fim de X dias... Tudo coisas que, à partida parecem boa ideia, mas que no final, dado que o utilizador final que compra música online e se apercebe das limitações impostas, pode-se sentir incentivado a recorrer a meios ilícitos para conseguir passar a música para o player que não é compatível com DRM... ou para ouvir no telemóvel sem ter de subscrever serviços.
Esta história faz-me lembrar a treta dos CDs protegidos que às vezes não funcionavam em certos leitores, mas cuja "protecção" podia ser quebrada de uma forma estupidamente simples, "ripando" em MP3.
E quanto ao DRM... Muitas vezes também se pode contornar facilmente...
Ilegal? Claro, mas, por vontade das editoras, 80% dos cibernautas já estavam na cadeia.

Nova taxa na lei da cópia privada? Não! Jamé! Never!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Mensagem neste Tópico
RE: Warner, Sony BMG, EMI, Universal - Processados por Pirataria - LuisC - 10-12-2009 02:14

Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)