Assinatura digital de documentos pdf
|
21-02-2010, 14:52
Mensagem: #1
|
|||
|
|||
Assinatura digital de documentos pdf
Boa tarde
Alguém conhece algum software gratuito que permita assinar digitalmente documentos em pdf? Bem sei que o Adobe Reader também faz isso, mas torna-se um bocado complicado, sobretudo para utilizadores pouco experientes. Já pesquisei na net mas só encontrei software pago Agradeço a vossa ajuda. |
|||
21-02-2010, 17:08
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 21-02-2010 17:21 por asantos3.)
Mensagem: #2
|
|||
|
|||
RE: Assinatura digital de documentos pdf
talvez isto te ajude: http://www.labnol.org/software/sign-pdf-documents/9333/
Tradução: O primeiro passo é criar uma imagem digital da sua assinatura - Existem várias maneiras de fazer isso: Opção # 1. Se você tem um iPhone, iPod Touch ou qualquer outro dispositivo móvel de toque sensível, usar um aplicativo como "Caneta" ou "Sketch Pad" para chamar a sua assinatura usando os dedos e depois transferir a imagem no seu computador. Opção # 2. Se você não tem acesso a um telefone de contato ou um scanner, colocou sua assinatura em um pedaço de papel branco e tirar uma fotografia do que o papel de utilizar sua câmera digital ou mesmo a câmera de seu telefone móvel (algumas dicas). Opção # 3. Alternativamente, você pode usar qualquer software gráfico (como MS Paint), Um editor de imagens online (como Splash Up) Ou mesmo o Google Docs (ver vídeo) Para chamar a sua assinatura com o ponteiro do mouse. Eu gosto de opções do Google Docs, uma vez que cria um selo transparente de sua assinatura. Opção # 4. Ir para Live Signature, Chamar a sua assinatura na tela e clique no botão "Criar" Signature para baixar a sua assinatura como uma imagem. Agora que você tem a assinatura escrita em forma de imagem, o próximo passo envolve a colocação de imagem e inscrição para o documento. Se o acordo ou contrato no Microsoft Word ou qualquer outro formato comum editáveis, as coisas são muito fáceis. Abra o documento em qualquer software de processamento de texto (ou o Google Docs) e inserir a imagem inline assinatura. Salve o documento em formato PDF e e-mail de volta para o cliente. Como assinar um documento em PDF Se o documento inicial está em formato Adobe PDF, você precisará seguir algumas etapas extras, porque, se você tiver um editor de PDF como o Adobe Acrobat, edição de arquivos PDF nem sempre é tão simples. Opção # 1: Converter documento PDF para o Word usando esta livre web service, Adicione a imagem para o arquivo do Word (como no exemplo anterior) e exportar o documento em formato PDF para impedir a edição. O serviço de PDF para o Word pode não ser sempre replicar a formatação e aparência exata do arquivo PDF original, mas ainda é muito próximo, especialmente no caso de documentos de texto. Para proteger com senha sua assinatura de documentos PDF, abrir o documento dentro PDF Hammer, Adicionar uma restrição de senha e voltar a exportá-lo como PDF. Opção # 2: Se o documento PDF que você tem que assinar é longa e inclui a formatação complexa, a conversão não pode ser a opção ideal para você. Nesse caso, você tem duas escolhas: 2-A: PDF X-Change - Isto é incrível PDF Viewer para Windows que também inclui alguns recursos de edição muito útil. Importar a imagem da assinatura para a paleta Carimbos, abra o arquivo PDF que deseja assinar e utilizar a ferramenta de selos (em Ferramentas -> Comentar & marcar) para assinar qualquer lugar no documento. Você pode então exportar o documento assinado em formato PDF e nenhum da formatação original deve ser perdida. 2 b: OpenOffice Draw - A última versão do OpenOffice 3.1, junto com este gratuito Sun Extensão pode ser usado como um Editor de PDF. Uma vez instalado, clique no ícone do OpenOffice em seu desktop e abrir o documento PDF - este será automaticamente aberto no OpenOffice.org Draw. Agora escolha Inserir -> Imagem -> Do arquivo para inserir a imagem de assinatura em qualquer parte do arquivo PDF. A parte boa sobre o OpenOffice é que ele está disponível para Windows, Mac e Linux plataforma, mas não há nenhum indivíduo para instalar o módulo de sorteio, para que você vai ter que baixar o instalador 150 completa do OpenOffice.org, mas optar por instalar o Draw apenas na configuração. |
|||
21-02-2010, 22:06
Mensagem: #3
|
|||
|
|||
Caro amigo
Obrigado pelo trabalho que tives-te a explicar-me esta questão. No entanto quando falo em assinatura digital, falo, por exemplo da assinatura digital com o cartão do cidadão. Ou seja, o que eu pretendo não é uma assinatura digitalizada que é embutida no documento em pdf, mas sim a assinatura digital referida AQUI Nos termos da Lei em vigor em Portugal, a assinatura digital do cartão do cidadão ou emitida por entidades certificadoras, tem o mesmo valor legal que a assinatura em papel. Agradeço a tua atenção. |
|||
21-02-2010, 23:09
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 21-02-2010 23:11 por asantos3.)
Mensagem: #4
|
|||
|
|||
ah! isso no adobe reader e facil...
ve se isto help.adobe.com/pt_BR/Reader/8.0/help.html?content=WS58a04a822e3e50102bd615109794195ff-7d48.html te ajuda... |
|||
22-02-2010, 10:55
Mensagem: #5
|
|||
|
|||
Obrigado ASantos
O link que me indicas-te tem muita informação e eu estava com dificuldade de assinar com o Adobe Reader pois estava a falhar uma etapa, assim ficou mais esclarecido. Tenho aqui um software que facilita muito a tarefa de assinar digitalmente pdf´s e até permite assinar sem sequer abrir o documento, bem como assinar diversos pdf´s de uma só vez, trata-se do "PDF Sign&Seal", pena não ser gratuito, mas também nem tudo pode ser gratuito Obrigado pela tua ajuda |
|||
22-02-2010, 18:33
Mensagem: #6
|
|||
|
|||
(22-02-2010 10:55)M.Manuelito Escreveu: Obrigado ASantos que tal uns pontinhos de reputação |
|||
22-02-2010, 20:18
Mensagem: #7
|
|||
|
|||
Não me esqueci do teu pedido
Tanks |
|||
25-02-2010, 02:19
Mensagem: #8
|
|||
|
|||
M.Manuelito
penso que tens que pagar a estes senhores é capaz de haver mais, conheço esse porque ainda ontem recebi um mail do advogado em que o certificado era emitido por estes. |
|||
25-02-2010, 11:12
Mensagem: #9
|
|||
|
|||
(25-02-2010 02:19)hachiroku Escreveu: M.Manuelito Sim, a Multicert e a DigitalSign acho que são as duas empresas que vendem certificados digitais em Portugal, por acaso também já adquiri um à Multicert, mas a questão não era propriamente os certificados, mas a procura de um software que permita assinar os documentos com esses mesmos certificados. |
|||
25-02-2010, 18:59
Mensagem: #10
|
|||
|
|||
O cartão do cidadão tem uma assinatura digital
|
|||
« Mais Antigo | Mais Recente »
|
Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)