Forum Pplware

Versão Completa: SO Linux para pc com 10/11anos
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
(28-08-2009 19:29)Navyseal Escreveu: [ -> ]Para pc's antigos deixo aqui uma lista, é uma questão de testares o que funciona melhor contigo:

Absolute Linux - Não testado ainda. A sacar...
AUSTRUMI - Não consegui instalar na máquina virtual
Damn Small Linux - Pareceu bastante rápido. Não me agradou gráficamente.
DeLi Linux - Não testado ainda. A sacar...
Fluxbuntu Linux - Não consegui instalar fisicamente. Na máquina virtual pareceu agradável
LinuxConsole - Pareceu bastante rápido. Não me agradou.
MEPIS Linux - Não testado ainda. A sacar...
PapugLinux - Não testado ainda. A sacar...
Puppy Linux - Pareceu bastante rápido. Não me agradou.
SaxenOS - Não testado ainda. A sacar...
SliTaz GNU/Linux - Não testado ainda. A sacar...
Tiny Core Linux - Não testado ainda. A sacar...
TinyMe - Só existe o LiveCD sem instalação. A aguarda saída de uma nova versão..
Toutou Linux - Não testado ainda.
U-lite - Ubuntulite? Ubuntu com XFCE. Não consegui istalar fisicamente.
VectorLinux - Erro ao instalar na máquina virtual
wattOS - O mais leve que testei fisicamente. Bastante agradável.

ArchLinux - Requer acesso à net para concluir a instalação. Só instalei virtualmente o core, falta configurar. Só tenho kanguru para ter net.
Crunchbang - Leve, pareceu-me um pouco mais pesado que o wattOS. Perde também gráficamente para o anterior.
DreamLinux - Agradavel. Ainda não testado fisicamente.
Elive - Pareceu-me prometedor na máquina virtual. Fisicamente não consegui instalar. Novas tentativas vão ser feitas.
Lubuntu - Ubunto com LXDE. Só existe LiveCD. Interface agradável. Sai a versão final quando sair o Ubuntu Karmic Koala.
Sabayon - Não testado fisicamente. Pareceu-me bastante pesado.
Ubuntu - Funciona, dá para trabalhar qualquer coisita mas quando tem uma tarefa para fazer é melhor esperar que ele a execute antes de voltar a trabalhar no computador...
Xubuntu - Em certas situações ainda mais pesado que o Ubuntu
Zenwalk - Slackware com XFCE. Gostei bastante do aspecto gráfico deste mas é um pouco mais pesado que o wattOS ou o Crunchbang.

Vou tentar actualizar conforme vou testando. Cumps.
Muito bem

Vai organizando um top 5 com as mais valias de cada um...
Smile
Até agora para mim os melhores serão o wattOS, Crunchbang e Zenwalk. Sem uma ordem especifica.
O CrunchBang tem a sua valia mas graficamente não me agrada, o que não impede de ser uma boa solução.
Os restantes são mais user friendly e graficamente mais cuidados, na minha opinião.

Ainda me faltam testar muitos mas o Elive, TinyMe e Lubuntu também me parecem prometedores.
(19-09-2009 14:57)X-Flies Escreveu: [ -> ]U-lite - Ubuntulite? Ubuntu com XFCE. Não consegui istalar fisicamente.

Sim, antigamente chamava-se Ubuntu lite, entretanto mudaram o nome para U-lite. Este é o site oficial: http://u-lite.org/

(19-09-2009 14:57)X-Flies Escreveu: [ -> ]Crunchbang - Leve, pareceu-me um pouco mais pesado que o wattOS. Perde também gráficamente para o anterior.

É aconselhado o seguinte hardware:

# 700 MHz x86 processor
# 384 MB of system memory (RAM)
# 8 GB of disk space

(19-09-2009 14:57)X-Flies Escreveu: [ -> ]Elive - Pareceu-me prometedor na máquina virtual. Fisicamente não consegui instalar. Novas tentativas vão ser feitas.

Experimentei a versão 1.0, pareceu muito simples mas com o tempo a configuração tornava-se complicada com a falta de opções.

(19-09-2009 14:57)X-Flies Escreveu: [ -> ]Sabayon - Não testado fisicamente. Pareceu-me bastante pesado.

Requisitos:
at least 512Mb of RAM (1gb suggested)
12GB of free space, that is bare minimum

(19-09-2009 14:57)X-Flies Escreveu: [ -> ]Ubuntu - Funciona, dá para trabalhar qualquer coisita mas quando tem uma tarefa para fazer é melhor esperar que ele a execute antes de voltar a trabalhar no computador...
Xubuntu - Em certas situações ainda mais pesado que o Ubuntu

Nenhum dos dois é aconselhado para pc's muito antigos.

(19-09-2009 14:57)X-Flies Escreveu: [ -> ]Zenwalk - Slackware com XFCE. Gostei bastante do aspecto gráfico deste mas é um pouco mais pesado que o wattOS ou o Crunchbang.

Já experimentei, tem um bom interface, mas quanto às actualizações, o melhor é deixa-lo a fazer-las, o pc quase que crasha e levam séculos!
Realmente nesta nova versão do zenwalk (6.2) a parte dos updates deve ter algum problema, inicialmente ate pensei que era derivado a ter escolhido um servidor nacional, mas já cheguei a conclusão que não, por isso e colocar a fazer update e ir dormir, kik.... também acho que esta ligeiramente mais lento que a versão que tinha anteriormente (6.0), de resto continua muito agradável visualmente.
Qual o tamanho recomendado para a instalação de um SO Linux?

No Windows ainda faço mais ou menos, 2 a 4Gb para um 98, 15Gb para um XP e 40Gb para um Vista costuma chegar-me para a instalação do SO e dos habituais programas...

Mas para Linux, que não faço ideia dos seus requisitos de espaço, é mais complicado.
15G a 20G devem chegar e sobrar para instalar muita coisa, desde que o /home esteja noutra partição.
(21-09-2009 23:03)X-Flies Escreveu: [ -> ]Qual o tamanho recomendado para a instalação de um SO Linux?

No Windows ainda faço mais ou menos, 2 a 4Gb para um 98, 15Gb para um XP e 40Gb para um Vista costuma chegar-me para a instalação do SO e dos habituais programas...

Mas para Linux, que não faço ideia dos seus requisitos de espaço, é mais complicado.

O wattOS completamente actualizado por ppa's (mais amsn, openoffice, wine uns extras que adicionei...) está-me ocupar 3Gb, a partição que tenho para ele é de 8.5Gb. Para swapp basta-te 256Mb.
Cria uma partição para a /home consoante o número de ficheiros que lá vás ter, sugiro um mínimo de 10Gb.
Ora bem,

Na minha mini itx (600MHz/1Gb/20Gb grafica partilhada de 32Mb) ja la tive instalado o xp sp3 mas parece-me pesado. custa a arrancar os programas e estive a ver um filme com o vlc e faz um bocado de frames. Agora instalei o ubuntu e placa de rede wireless (com a ajuda de alguns membros do forum) e ta tudo bem. A net não é rapida mas comparada com o meu portatil fica ela por ela. O que acontece é que por exemplo ao ver algumas paginas se fizer scroll parece que o ecra mexe com atraso ou frames ou sei lá que chamar.
Acham que havera hipotse de minimizar isto?

Estive a correr a versao live do wattos e pareceu mais leve so que esta a correr do cd e sem net. As frames parecem existir na mesma mas menos. Acham que melhora se estiver instalado no disco?

E já agora será que tirarei melhor rendimento se instalar por exemplo uma versao de linux para netbooks? tipo a versao que ubuntu netbook remix?

obrigado Jagsilva
Isso é da placa gráfica, provavelmente não a instalaste.
Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
URL's de Referência