Primavera Express - Perda de ligação c/ servidor SQL
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09-09-2014, 18:49
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-09-2014 18:58 por XPCB.)
Mensagem: #1
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Primavera Express - Perda de ligação c/ servidor SQL
Olá boa tarde
Preciso de ajuda para resolver um problema de dificuldade de ligação do Primavera ao Servidor SQL. Desde 2012 que uso o programa e a última vez que o utilizei foi no mês passado, sempre sem qualquer problema. Agora, ao tentar aceder, aparece uma janela com a msg: [PRIMAVERA StdPlaBS 7.10] - "Não foi possível estabelecer a ligação aom o servidor SQL" Liguei para o suporte da Primavera e segundo eles o problema tem a haver com o pc: - Windows 7 de 64 bites Alguma dica ou recomendação que me possa ajudar a ultrapassar o problema? Obrigado |
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10-09-2014, 10:42
Mensagem: #2
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RE: Primavera Express - Perda de ligação c/ servidor SQL
Bom dia
Também tive um problema desse género há umas semanas. É possível que os serviços do SQL Server não estejam a ser iniciados automaticamente. Verifique se os serviços do SQL Server estão em execução: - Win+R, escrever services.msc - Definir os serviços SQL Server, SQL Server Agent, SQL Server Browser com início automático e iniciá-los todos. Se não for possível iniciar algum deles, desligue-os todos e volte a iniciá-los. Em princípio estes procedimentos resolverão o problema se a instalação for monoposto (que acho que será o caso, uma vez que a edição do Primavera é Express), caso contrário tente os passos que retirei do Primavera Knowledge Base: "Falha na ligação do Posto ao Servidor da aplicação Em diversas instalações de rede do ERP PRIMAVERA verifica-se que, por vezes, os postos não comunicam com o Servidor, o que faz com que os postos não se liguem à base de dados PRIMAVERA e por isso não funcionem. No sentido de resolver o problema é possível efectuar várias configurações, tanto no servidor como no posto. As configurações são as seguintes: 1. No servidor activar os protocolos de rede da instância de SQL (Named Pipes e TCP/Ip) 1.1 Se estiver instalado o MSDE, aceder ao servidor e abrir o seguinte ficheiro: C :\Program Files\Microsoft SQL Server\80\Tools\Binn\SVRNETC N.exe 1.2 Se estiver instalado o SQL 2005/Express, os protocolos devem ser activos no seguinte menu: Iniciar | Programas | Microsoft SQL Server 2005 | C onfiguration Tools | SQL Server Configuration Manager. 2. No posto e no servidor devem ser activados os protocolos de rede Named Pipes e TC P/IP. Para realizar esta operação, aceder ao menu Iniciar | Executar e escrever “cliconfg”; 3. Verificar as permissões do utilizador do posto relativamente à pasta da aplicação partilhada no servidor. Deverá ter permissões totais no que diz respeito a essa pasta. Para confirmar esta configuração poderá aceder, a partir do posto, à pasta C:\ProgramFiles\PRIMAVERA\SG700\Config\LP que se encontra no servidor e tentar criar e apagar um ficheiro de texto; 4. Poderá inicializar a plataforma no posto com o "IP do Servidor\nome da instância de SQL". Inicializar a plataforma no posto com o "IP do servidor,porta do SQL"; 5. O servidor não pode ter a firewall do Windows activa, pois o facto de estar activa impede a comunicação com o posto. Poderá desactivar a firewall ou então criar uma excepção da seguinte forma: Seleccionar a opção “Adicionar Programa”, clicar em “browse” e seleccionar o ficheiro Sqlserv.exe que se encontra na seguinte pasta: C:\Program Files\Microsoft SQL Server\MSSQL$LP7\Binn Lp7 é o nome da instância exemplo, se utilizar mais instâncias deverá adicionar um ficheiro por cada instância existente." Nota: Neste último passo, no meu caso, também foi precisar criar uma excepção para o ficheiro: C:\Program Files\Microsoft SQL Server\90\Shared\sqlbrowser.exe Ao dispor para qualquer dúvida Cumps |
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10-09-2014, 17:03
Mensagem: #3
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RE: Primavera Express - Perda de ligação c/ servidor SQL
(10-09-2014 10:42)rffs Escreveu: Bom diaOlá Venho agradecer a excelente colaboração e os procedimentos que partilhou. Contudo, e serve também como eventual solução para futuros casos, a solução acabou por apresentar-se bem mais simples, cuja causa vim a concluir estar a ser provocada pelo antivírus. Recorri igualmente às FAQs do Primavera Express e comecei por testar essa possibilidade de bloqueio provocado por um antivírus (com sucesso logo imediato), cuja solução passaria por: 1. Fazer parar o antivírus 2. Aceder ao “Programas e Funcionalidades” do sistema operativo e mandar executar REPARAR a aplicação PRIMAVERA; o que irá repor os ficheiros em falta 3. Aceder ao programa de antivírus, definir uma exceção/exclusão para os diretórios PRIMAVERA para prevenir uma repetição deste processo. a. pasta [C:\Program Files (x86)\PRIMAVERA] b. e pasta [C:\Program Files (x86)\Common Files\PRIMAVERA] 4. Reiniciar o antivírus Nota: no meu caso nem sequer necessitei cumprir o passo 2; após reinicialização do pc, activei o Primavera e ele próprio tratou de executar os procedimentos de actualização dos ficheiros danificados ou em falta Ficou portanto tudo ok Obrigado |
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