Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Primavera Express - Perda de ligação c/ servidor SQL
09-09-2014, 18:49 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-09-2014 18:58 por XPCB.)
Mensagem: #1
Primavera Express - Perda de ligação c/ servidor SQL
Olá boa tarde

Preciso de ajuda para resolver um problema de dificuldade de ligação do Primavera ao Servidor SQL.
Desde 2012 que uso o programa e a última vez que o utilizei foi no mês passado, sempre sem qualquer problema.
Agora, ao tentar aceder, aparece uma janela com a msg: [PRIMAVERA StdPlaBS 7.10] - "Não foi possível estabelecer a ligação aom o servidor SQL"
Liguei para o suporte da Primavera e segundo eles o problema tem a haver com o pc:
- Windows 7 de 64 bites

Alguma dica ou recomendação que me possa ajudar a ultrapassar o problema?

Obrigado
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-09-2014, 10:42
Mensagem: #2
RE: Primavera Express - Perda de ligação c/ servidor SQL
Bom dia

Também tive um problema desse género há umas semanas. É possível que os serviços do SQL Server não estejam a ser iniciados automaticamente.

Verifique se os serviços do SQL Server estão em execução:
 - Win+R, escrever services.msc
 - Definir os serviços SQL Server, SQL Server Agent, SQL Server Browser com início automático e iniciá-los todos. Se não for possível iniciar algum deles, desligue-os todos e volte a iniciá-los.

Em princípio estes procedimentos resolverão o problema se a instalação for monoposto (que acho que será o caso, uma vez que a edição do Primavera é Express), caso contrário tente os passos que retirei do Primavera Knowledge Base:

"Falha na ligação do Posto ao Servidor da aplicação
Em diversas instalações de rede do ERP PRIMAVERA verifica-se que, por vezes, os postos não
comunicam com o Servidor, o que faz com que os postos não se liguem à base de dados PRIMAVERA
e por isso não funcionem.
No sentido de resolver o problema é possível efectuar várias configurações, tanto no servidor como no
posto. As configurações são as seguintes:
1. No servidor activar os protocolos de rede da instância de SQL (Named Pipes e TCP/Ip)
1.1 Se estiver instalado o MSDE, aceder ao servidor e abrir o seguinte ficheiro:
C :\Program Files\Microsoft SQL Server\80\Tools\Binn\SVRNETC N.exe
1.2 Se estiver instalado o SQL 2005/Express, os protocolos devem ser activos no seguinte
menu: Iniciar | Programas | Microsoft SQL Server 2005 | C onfiguration Tools | SQL Server
Configuration Manager.

2. No posto e no servidor devem ser activados os protocolos de rede Named Pipes e TC P/IP. Para
realizar esta operação, aceder ao menu Iniciar | Executar e escrever “cliconfg”;

3. Verificar as permissões do utilizador do posto relativamente à pasta da aplicação partilhada no
servidor. Deverá ter permissões totais no que diz respeito a essa pasta. Para confirmar esta
configuração poderá aceder, a partir do posto, à pasta C:\ProgramFiles\PRIMAVERA\SG700\Config\LP que se encontra no servidor e tentar criar e apagar um ficheiro de texto;

4. Poderá inicializar a plataforma no posto com o "IP do Servidor\nome da instância de SQL".
Inicializar a plataforma no posto com o "IP do servidor,porta do SQL";

5. O servidor não pode ter a firewall do Windows activa, pois o facto de estar activa impede a
comunicação com o posto. Poderá desactivar a firewall ou então criar uma excepção da
seguinte forma:
Seleccionar a opção “Adicionar Programa”, clicar em “browse” e seleccionar o ficheiro
Sqlserv.exe que se encontra na seguinte pasta:
C:\Program Files\Microsoft SQL Server\MSSQL$LP7\Binn
Lp7 é o nome da instância exemplo, se utilizar mais instâncias deverá adicionar um ficheiro por
cada instância existente."

Nota: Neste último passo, no meu caso, também foi precisar criar uma excepção para o ficheiro: C:\Program Files\Microsoft SQL Server\90\Shared\sqlbrowser.exe

Ao dispor para qualquer dúvida

Cumps
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-09-2014, 17:03
Mensagem: #3
RE: Primavera Express - Perda de ligação c/ servidor SQL
(10-09-2014 10:42)rffs Escreveu:  Bom dia

Também tive um problema desse género há umas semanas. É possível que os serviços do SQL Server não estejam a ser iniciados automaticamente.

Verifique se os serviços do SQL Server estão em execução:
 - Win+R, escrever services.msc
 - Definir os serviços SQL Server, SQL Server Agent, SQL Server Browser com início automático e iniciá-los todos. Se não for possível iniciar algum deles, desligue-os todos e volte a iniciá-los.

Em princípio estes procedimentos resolverão o problema se a instalação for monoposto (que acho que será o caso, uma vez que a edição do Primavera é Express), caso contrário tente os passos que retirei do Primavera Knowledge Base:

"Falha na ligação do Posto ao Servidor da aplicação
Em diversas instalações de rede do ERP PRIMAVERA verifica-se que, por vezes, os postos não
comunicam com o Servidor, o que faz com que os postos não se liguem à base de dados PRIMAVERA
e por isso não funcionem.
No sentido de resolver o problema é possível efectuar várias configurações, tanto no servidor como no
posto. As configurações são as seguintes:
1. No servidor activar os protocolos de rede da instância de SQL (Named Pipes e TCP/Ip)
1.1 Se estiver instalado o MSDE, aceder ao servidor e abrir o seguinte ficheiro:
C :\Program Files\Microsoft SQL Server\80\Tools\Binn\SVRNETC N.exe
1.2 Se estiver instalado o SQL 2005/Express, os protocolos devem ser activos no seguinte
menu: Iniciar | Programas | Microsoft SQL Server 2005 | C onfiguration Tools | SQL Server
Configuration Manager.

2. No posto e no servidor devem ser activados os protocolos de rede Named Pipes e TC P/IP. Para
realizar esta operação, aceder ao menu Iniciar | Executar e escrever “cliconfg”;

3. Verificar as permissões do utilizador do posto relativamente à pasta da aplicação partilhada no
servidor. Deverá ter permissões totais no que diz respeito a essa pasta. Para confirmar esta
configuração poderá aceder, a partir do posto, à pasta C:\ProgramFiles\PRIMAVERA\SG700\Config\LP que se encontra no servidor e tentar criar e apagar um ficheiro de texto;

4. Poderá inicializar a plataforma no posto com o "IP do Servidor\nome da instância de SQL".
Inicializar a plataforma no posto com o "IP do servidor,porta do SQL";

5. O servidor não pode ter a firewall do Windows activa, pois o facto de estar activa impede a
comunicação com o posto. Poderá desactivar a firewall ou então criar uma excepção da
seguinte forma:
Seleccionar a opção “Adicionar Programa”, clicar em “browse” e seleccionar o ficheiro
Sqlserv.exe que se encontra na seguinte pasta:
C:\Program Files\Microsoft SQL Server\MSSQL$LP7\Binn
Lp7 é o nome da instância exemplo, se utilizar mais instâncias deverá adicionar um ficheiro por
cada instância existente."

Nota: Neste último passo, no meu caso, também foi precisar criar uma excepção para o ficheiro: C:\Program Files\Microsoft SQL Server\90\Shared\sqlbrowser.exe

Ao dispor para qualquer dúvida

Cumps
Olá

Venho agradecer a excelente colaboração e os procedimentos que partilhou.

Contudo, e serve também como eventual solução para futuros casos, a solução acabou por apresentar-se bem mais simples, cuja causa vim a concluir estar a ser provocada pelo antivírus.
Recorri igualmente às FAQs do Primavera Express e comecei por testar essa possibilidade de bloqueio provocado por um antivírus (com sucesso logo imediato), cuja solução passaria por: 
1. Fazer parar o antivírus
2. Aceder ao “Programas e Funcionalidades” do sistema operativo e mandar executar REPARAR a aplicação PRIMAVERA; o que irá repor os ficheiros em falta
3. Aceder ao programa de antivírus, definir uma exceção/exclusão para os diretórios PRIMAVERA para prevenir uma repetição deste processo.
a. pasta [C:\Program Files (x86)\PRIMAVERA] 
b. e pasta [C:\Program Files (x86)\Common Files\PRIMAVERA]
4. Reiniciar o antivírus

Nota: no meu caso nem sequer necessitei cumprir o passo 2; após reinicialização do pc, activei o Primavera e ele próprio tratou de executar os procedimentos de actualização dos ficheiros danificados ou em falta

Ficou portanto tudo ok 

Obrigado
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)