Posso confirmar o mesmo no meu portátil compaq, que a HP me substitui recentemente pelo anterior.
O processo é exactamente igual ao que o Pirotas descreveu. Aliás só a acrescentar que todos os Portáteis HP/Compaq elegíveis para esse upgrade gratuito trazem juntamente com os restantes acessórios um manual denominado
Windows 7 Upgrade Option Program
No próprio manual consta o endereço onde depois podem aceder ao para encomendarem o vosso upgrade
Seguem imagens que tirei do dito manual do meu portátil:
Eu não pedi a minha cópia visto ter que pagar os tais 30 euros de portes. Algo que não me compensa devido a ter direito a uma licença pessoal na universidade onde estudo sem ter de pagar nada.
De qualquer forma para quem não tiver acesso à facilidade que tive, é uma forma mais económica e legítima de conseguir o Windows 7.
(18-09-2009 23:27)Pirotas Escreveu: Vou contar de minha experiência já que em Junho sofri do mesmo dilema.
Eu comprei a minha máquina a 10 de Junho deste ano, no dia 25 de Junho, saiu na página do W7 a notícia de que quem adquirisse máquina a partir desse dia e até ao início de 2010, teria direito ao upgrade para o W7 da correspondente versão tendo para isso de contactar com a empresa que produziu a máquina, qualquer coisa deste tipo.
No mesmo dia liguei para a HP para saber de novidades e eles (em Portugal) não sabiam de nada, expliquei-lhes o que tinha lido e eles disseram que se houvesse algum upgrade nunca passaria por eles uma vez que o mesmo upgrade era de um produto da Microsoft e não da HP.
No dia seguinte acedo à página da HP e vejo lá escarrapachado o link para quem tivesse comprado a máquina depois de 25/06 poder se inscrever no programa de upgrade do sistema operativo. Acho que em Portugal, os funcionários da HP que atendem os clientes são os últimos a saber as notícias que incluem a empresa para a qual trabalham.
Como ainda me encontrava no período de avaliação do produto dirigi-me à loja para que me alterassem a data da factura tendo para isso explicado o motivo e assim o fizeram sem quaisquer condições, caso contrário devolvia-o e comprava-o outra vez ;-)
Quando cheguei a casa acedi à página da HP, acedi ao programa,introduzi os dados, verifiquei as condições pedidas, coisas do tipo número de série e factura da compra com data. Fiz o upload da factura e tive de pagar (cartão de crédito) os custos dos portes de envio, no meu caso ficou em 30€. Eles dizem que foi aceite e que será enviado no início de Novembro um DVD para eu fazer uma instalação de raiz, será um DVD com o SO e todos os aplicativos que vinham na máquina, ou seja, é o DVD de recuperação. Cerca de 30 dias antes do envio/cobrança eles enviam um mail a avisar quando será cobrado o serviço.
Agora só me resta esperar.